5 motivos para começar sua pós-graduação 100% Digital o quanto antes

5 min June 22, 2021
Mercado

Você já se formou, iniciou sua trajetória profissional, mas sente que falta aquele passo a mais para alavancar de vez a sua carreira?

 

Uma boa notícia é que existem opções de especializações ideais para sua carreira – e não são poucas. Melhor ainda é que tratam-se de cursos de pós-graduação 100% digital, parte individual e online com estudos autoinstrucionais, parte online com encontros síncronos em grupos, explorando ao máximo o potencial de ambos.

E para se manter atualizado e concorrer a vagas de cargo elevado no mercado, você precisa começar o quanto antes a sua pós-graduação 100% Digital. E provamos isso com cinco argumentos. Dá uma olhada aqui embaixo:

 

1. Pós-graduação já é mais uma obrigação do que diferencial no mercado atual

Se você considera a pós-graduação um baita diferencial, fora do comum no mercado, e acha que não precisa ter pressa para fazer, está na hora de repensar isso. Um levantamento do Instituto Semesp mostrou que, nos últimos quatro anos, o número de alunos em especializações cresceu nada menos que 74%, saltando de 683 mil para quase 1,2 milhão de pessoas cursando alguma pós-graduação.

Isso elevou de forma significativa o grau de concorrência dos processos seletivos das empresas, principalmente para cargos de demandas mais complexas ou de lideranças – posições que, geralmente, são melhor remuneradas.

Em suma, isso significa que para alcançar o sonho de conquistar vagas mais elevadas, uma promoção ou até mesmo uma elevação salarial, é necessário o quanto antes dar início à pós-graduação.

 

2. Não ficar obsoleto no mercado

Não é só a alta concorrência no mercado que torna essencial contar com uma especialização na bagagem. Em um cenário cada vez mais acelerado de desenvolvimento tecnológico e inovações disruptivas, que impactam diversas áreas de atuação, torna-se quase uma obrigação contar com uma pós-graduação para não ficar obsoleto no mercado.

E isso não se relaciona somente às habilidades técnicas. Com foco estratégico, as especializações mais atuais, além de trazerem as ferramentas e práticas recentes e modernas, formam profissionais preparados para atuar de forma ágil e assertiva no seu campo de atuação. Eles devem ser capazes de analisar de maneira integral cada situação e solucionar desafios complexos, além de acompanhar as atualizações tecnológicas e digitais de sua área – ou seja, eliminando o risco de ser “ultrapassado” por concorrentes e pela tecnologia.

3. Ensino online permite harmonizar estudo e trabalho sem perder qualidade

 É mais que compreensível deixar para depois uma pós-graduação por motivos profissionais – afinal, dividir trabalho e estudos não é uma missão fácil, ainda mais tendo a dificuldade de locomoção. Ao mesmo tempo, sabemos da importância do convívio social para o desenvolvimento de competências socioemocionais, o aprofundamento dos novos aprendizados e a possibilidade de solucionar desafios complexos em discussões em grupos online, o que certamente enriquece muito qualquer estudo.

Os encontros síncronos surgem exatamente para suprir essa lacuna. Enquanto os conhecimentos técnicos e teóricos são transmitidos por uma plataforma digital, permitindo que você estude nos momentos livres, as soft skills e os problemas mais desafiadores da área de especialização são tratados em ricos encontros online ao vivo, concluindo cada módulo com experts no assunto.

 

4. Você pode fazer o networking que falta para alavancar sua carreira

Você já considerou que, além de aprofundar seu conhecimento e se especializar na carreira que quer seguir, uma pós-graduação é uma baita oportunidade de conhecer profissionais bem posicionados no mercado – e o melhor, na mesma área que você atua ou pretende atuar?

Então se o objetivo da especialização é buscar uma recolocação no mercado, ela pode acabar funcionando também como uma oportunidade de fazer contatos estratégicos e mostrar suas habilidades em trabalhos em grupos, debates e interações. Se você mandar bem, certamente será lembrado quando surgirem oportunidades entre as dezenas de novos contatos – sejam eles professores ou estudantes!

E detalhe: uma pós-graduação 100% Digital funciona muito melhor neste sentido do que um curso EAD, já que possibilita atividades síncronas em momentos de troca ao vivo, e não apenas de maneira isolada no universo digital.

 

5. Uma pós pode abrir possibilidades que você nunca imaginou para sua carreira

Planejar sua carreira com cuidado, atenção e dedicação é, obviamente, importante. Mas aproveitar novas oportunidades no momento que elas surgem pode provar ser muito mais impactante na sua vida profissional. E é com este pensamento que você deve fazer uma pós-graduação o quanto antes.

Por mais que a especialização funcione para alavancar sua carreira em determinada área, ela também pode abrir sua rede de possibilidades de atuação muito mais do que você imaginou, e as habilidades adquiridas no curso serão essenciais para agarrar oportunidades em novos nichos da sua área. Desta maneira, uma pós-graduação funciona para prepará-lo para novos desafios, sem precisar de uma formação totalmente nova.

Blog da Pós-Graduação