Aprenda o que é o Metaverso e suas perspectivas no mercado de trabalho

4 min April 28, 2022
Educação Mercado

Quando o CEO Mark Zuckerberg anunciou em outubro/2021 que o grupo empresarial não iria mais chamar Facebook, mas sim Meta, gerou-se muitas dúvidas a respeito disso e tornou-se o tema mais discutido da atualidade.

“Meta” deriva-se de metaverso e seu significado representa uma espécie de realidade paralela, aumentada e virtual, onde as pessoas podem ter experiências totalmente imersivas por meio de interação com outras pessoas, no próprio ambiente trabalho e até mesmo em jogos.

Segundo o portal CNN Brasil por meio de um comunicado a toda imprensa: a empresa Meta diz que “o metaverso funcionará como uma combinação híbrida das experiências sociais online atuais, às vezes expandido em três dimensões ou se projetando no mundo físico. Ele permitirá que você compartilhe experiências imersivas com outras pessoas mesmo quando vocês não puderem estar juntos, e fazer coisas que não poderiam fazer juntos no mundo físico”. Em outras palavras, o cenário de jogos, por exemplo, pode-se variar pelo nível de imersão e realismo, uma vez que se depende da tecnologia para acontecer o ambiente.

Com relação ao impacto no mercado de trabalho, atualmente empresas brasileiras veem essa expansão tecnológica com otimismo devido ao barateamento dessas tecnologias e um fator que a pandemia do covid-19 foi considerada aceleradora do metaverso. Pois, o fato de ficarmos mais em casa devido ao controle da doença, trouxe uma nova demanda por digitalização por empresas de diversos segmentos. Assim, muitas empresas têm investido em plataformas que submetem seus colaboradores a experiências imersivas, mesmo que à distância, (dando ênfase também na ascensão do home office). O Zoom, Google Meet e Teams substituíram as salas de reuniões e até as mesas de bar dos famosos happy hours. Portanto, estamos até hoje criando eventos remotos, mas tentando manter um certo realismo.

Segundo a especialista de carreiras Margareth Correia: “realmente a pandemia trouxe aceleração dos processos tecnológicos e já sabemos que isso não tem mais volta. No passado não tão distante assim, o ‘Pokemon Go’ talvez tenha sido um primeiro ensaio da junção entre mundo virtual e real que o metaverso concretizou. A partir deste surgimento, abriu-se um campo novo para novos profissionais. Atualmente, existem cursos de especialização como Data Science, Inteligência Artificial, User Experience e entre outros que serão imprescindíveis ter esse tipo de formação.”

Já que o mercado anda aquecido com relação à todas essas tecnologias, a Pós-graduação do Ecossistema Ânima oferece cursos para atender essa grande demanda. Além disso, com o objetivo de promover uma grande rede de aprendizado, elaborou o evento sobre “Metaverso e suas perspectivas no mundo do trabalho” com o palestrante ​​​​Andrea Iorio – Mestre em Relações Internacionais e autor dos livros “6 competências para surfar na transformação digital” e “O futuro não é mais como antigamente”.

O evento será ao vivo e on-line no dia 05 de maio de 2022, às 19h00. Para participar, inscreva-se, clicando aqui

Assim, para intensificar o seu conhecimento sobre os importantes e recentes revoluções que vem transformando a realidade do mundo que conhecemos, de acordo com Margareth Correia: “o metaverso irá exigir também muitos profissionais para atender as tecnologias que ainda vão surgir.  Portanto, manter-se atualizado e em constante aprendizado será obrigatório.  Além disso, softskills como autoliderança, assertividade na comunicação, resiliência e excelente relacionamento interpessoal também serão valorizados.”

 


Por: Isabela Ferreira Franco

Especialista em Marketing e Bacharela em Publicidade e Propaganda. Em 2021, participou do XIII Congresso de Administração, Sociedade e Inovação com o artigo: Mudanças no comportamento do consumidor, geradas pela Economia Colaborativa, no mercado de streamings, perante a pandemia do COVID-19.


 

Referências:

https://bityli.com/YbPYg

https://bityli.com/KrrQjR

https://bityli.com/ZMbJV

 

 

 

 

 

Isabela Franco