
Todo estudante cresce mais com o apoio de bons mentores. Diferentemente de um professor ou qualquer outra orientação estudantil, a mentoria foca nos seus objetivos e na sua trajetória profissional.
O objetivo da mentoria é ajudá-lo a desenvolver mecanismos de planejamento da sua carreira com base em suas habilidades, interesses, competências comportamentais, técnicas, talentos e personalidade. A partir disso, são traçadas metas de curto, médio e longo prazo.
Tudo isso com o apoio e orientação de profissionais que já têm experiência profissional sólida e que transmitem para o aluno experiências que ajudam na construção de um conjunto de habilidades para alcançar o sucesso na carreira escolhida.
Como funciona a mentoria de carreira?
Na maioria das vezes, os mentores são os próprios professores da instituição de ensino e podem ser escolhidos pelos alunos de acordo com as unidades curriculares lecionadas, a trajetória profissional similar ao que se almeja e até por afinidade.
Benefícios da mentoria:
|
|
|
|
Nos encontros presenciais ou virtuais com o mentor, ele irá ouvi-lo e ajudá-lo a clarear ideias e poderá mostrar caminhos e alternativas para atingir seus objetivos profissionais, além de discutir temas e habilidades importantes. Durante a mentoria, você também é apoiado na tomada de decisões e ainda poderá aumentar sua rede de contatos.
É muito importante, também, que o mentorado exponha suas vontades, tire dúvidas e proponha o debate de temas importantes.
A frequência dos encontros, por outro lado, vai depender da necessidade do estudante e também da disponibilidade do mentor. Por isso, é bom deixar tudo bem programado com antecedência para que ambos se preparem.
A mentoria tem, portanto, diversas vantagens para seu futuro profissional.
Em nosso currículo dos cursos de pós-graduação, oferece acesso à Plataforma de Vida & Carreira, que guia sua vida acadêmica e inclui, entre outras coisas, a orientação de mentores para ajudar no planejamento da sua carreira.