Quatro especializações para se preparar para as profissões do futuro

5 min September 24, 2021
Educação Mercado

Em dúvida de qual pós-graduação cursar? Que tal pesquisar as chamadas profissões do futuro?

Elas são, de maneira simplificada, ocupações que devem observar um crescimento significativo na demanda nos próximos anos – por isso consideradas “do futuro”.
A maioria delas está ligada à inovações tecnológicas, que podem ser aplicadas em diversos campos profissionais, ou ainda à transformação digital, que provocou mudanças profundas nas formas de a sociedade se relacionar.
Separamos quatro exemplos de profissões do futuro para ficar de olho na próxima década, assim como as especializações ideais para atuar em cada uma delas:

 

● Indústria 4.0

O conceito da Indústria 4.0 pode parecer revolucionário, mas a realidade é que ele já está em aplicação no Brasil. Ele se baseia em novas formas de interação entre homem e máquina no processo produtivo, a partir do uso de ferramentas, recursos e métodos de análise de dados inovadores, capazes de elevar a automatização da indústria para um patamar muito mais elevado do que estamos habituados.
Para o mercado de trabalho, isso significa uma necessidade cada vez maior de especialistas capazes de compreender e aplicar essas novas abordagens tecnológicas na prática da Indústria 4.0. A pós-graduação nessa área levará profissionais a se aprofundarem cada vez mais neste novo modelo de indústrias inteligentes, com máquinas e sistemas conectados e capacitados a tomar decisões que otimizem a produtividade. Deverão ser compreendidos temas como real time, virtualização, descentralização, orientação a serviços e modularidade da produção.

Especialização: Indústria 4.0

 

● Gestão de Projetos de TI e Metodologias Ágeis

Ser um baita profissional de tecnologia da informação não é mais o suficiente em alguns casos. Com diversos recém-formados entrando no mercado, fazer uma especialização nesse ramo – que por si só é uma das profissões do futuro onde a demanda no curto, médio e longo prazo é mais garantida – é o que pode te diferenciais no mercado, principalmente em cargos direcionados ao gerenciamento de projetos de TI.
Neste contexto, uma alternativa interessante é a pós-graduação em Gestão de Projetos de TI e Metodologias Ágeis, focada em capacitar profissionais para planejar e gerenciar projetos, garantindo uma entrega de qualidade, com mais eficiência e menos custo por meio de métodos ágeis, utilizando conhecimentos em práticas como Scrum e DevOps.

Especialização: Gestão de Projetos de TI e Metodologias Ágeis

 

● Direito Digital

A digitalização da sociedade, seja para interações pessoais ou comerciais, aconteceu de maneira tão rápida nas últimas décadas que o sistema jurídico demorou para acompanhar o movimento. Com as alterações no Marco Civil da Internet e a implementação da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), porém, ficam mais claras as leis e regras que regulam as relações neste novo espaço de relações sociais.
A especialização em Advocacia no Direito Digital e Proteção de Dados, dessa forma, se propõe a formar profissionais capazes de analisar de maneira aprofundada os diversos pontos relacionados ao tema. Esse especialista deve estar preparado para lidar com questões jurídicas que envolvem a utilização dos meios digitais, com a proteção das informações pessoais, a conformidade das empresas com a nova LGPD e ainda ser capaz de enfrentar os desafios propostos pelas inovações disruptivas, inerentes à sociedade da informação.

Especialização: Advocacia no Direito Digital e Proteção de Dados

 

● Comunicação Digital e Redes Sociais

Uma das principais mudanças na sociedade nos últimos 20 anos sem dúvida é a transformação digital e as alterações que ela provocou na nossa forma de se comunicar e relacionar. É só pensar em quanto tempo passamos por dia na internet e nas redes sociais e comparar com o que fazíamos duas décadas atrás: o consumo de informações e conteúdos migrou da televisão, rádio, jornais e revistas para a telinha do nosso smartphone.
Tendo isso em vista, não é de surpreender que uma das principais profissões do futuro seja exatamente a comunicação digital, a base da transformação digital responsável por romper a antiga forma de se relacionar e agir no mundo. Cada vez mais claro para empresas que é essencial não apenas estar nas redes, mas saber se expressar e ganhar espaço nelas, por meio de geração de conteúdos, personalização, interatividade com seu público, estratégias de marketing digital… todas essas são habilidades desenvolvidas na pós-graduação Comunicação Digital e Redes Sociais.
Nela, o estudante aprenderá, de forma dinâmica e inovadora, a desenvolver estratégias de comunicação digital, analisar dados, criar conteúdos inovadores para diversas plataformas de mídias sociais e mensurar resultados.

Especialização: Comunicação Digital e Redes Sociais

 

E aí, curtiu?
Ah, e se seu campo de atuação não está aqui, não tem problema: Nas próximas semanas vamos publicar outras tendências profissionais para que você descubra as especializações ideais para profissões do futuro de cada área de conhecimento!

 

Blog da Pós-Graduação