Quatro profissões do futuro para ficar de olho ao escolher sua especialização

6 min November 5, 2021
Educação Mercado

Um dos caminhos mais certeiros na hora de escolher uma pós-graduação é optar por áreas que observam potencial de crescimento nos próximos anos, ou seja, aquelas consideradas “profissões do futuro”.

Seja por inovações tecnológicas ou por tendências da sociedade, trata-se de campos de atuação que devem contar com alta na demanda por profissionais na próxima década.
Profissionais com especialização no mercado largam na frente para ocupar essas áreas. Assim, para ajudar nessa escolha, separamos mais quatro profissões do futuro e os programas de pós-graduação ideais para te preparar para cada uma delas:

 

● Inbound Marketing

Sabe aquele marketing tradicional, onde as empresas têm uma comunicação sempre de dentro para fora – ou seja, expondo seus produtos e serviços em uma comunicação de uma via só em comerciais de TV, em sites, outdoors, rádios e revistas? De forma extremamente simplificada, este é o Outbound Marketing, e embora ele ainda tenha um impacto considerável na audiência, tem perdido espaço pelo que foi nomeado de Inbound Marketing.
Também chamado de Marketing de Atração ou até “Novo Marketing”, trata-se de um conjunto de estratégias, técnicas e ferramentas para criação e compartilhamento de conteúdos interessantes para determinado público, com o objetivo de atraí-lo e convertê-lo em novos clientes.
A ideia é que, com materiais envolventes e assertivos disponibilizados em diferentes formatos e plataformas, as empresas se posicionem como parceiras dos clientes, os ajudando com suas dores e necessidades, em vez de simplesmente se colocarem como fornecedoras de algum produto ou serviço. Desta maneira, fica muito mais natural atraí-los e, enfim, fidelizá-los.
Especialização: Inbound Marketing

 

● Gestão de Negócios Gastronômicos

A preocupação com o que se come nunca foi tão evidente. A busca por uma alimentação saudável tem ampliado a procura por restaurantes com comida de qualidade, principalmente para o dia a dia de trabalho. Também nos últimos anos tem sido observado um desenvolvimento acelerado de novos modelos de negócio na gastronomia, principalmente o delivery via aplicativos. Isso tem levado a uma alta na demanda de empreendimentos gastronômicos, que se multiplicaram, principalmente nas grandes capitais.
O mercado acelerado e a alta concorrência tem exigido dos profissionais e empreendedores do segmento conhecimentos sólidos de gestão, planejamento de operação e inovação. Uma alternativa para isso é a pós-graduação em Gestão de Negócios Gastronômicos, que aplica conceitos de gestão e empreendedorismo de forma prática no mercado de alimentos e bebidas.
O objetivo é que os profissionais saiam da especialização capacitados para planejar o negócio integralmente, considerando os aspectos financeiros, a liderança, a gestão de recursos humanos e o planejamento da operação, para oferecer experiências que superem as expectativas dos clientes.
Especialização: Gestão de Negócios Gastronômicos

 

● Gestão Estratégica de Projetos

A aceleração de inovações disruptivas, o desenvolvimento de novas tecnologias e as constantes atualizações na transformação digital deixaram claro que, acima do conhecimento das ferramentas de hoje, é necessário estar preparado para uma atualização constante das mudanças do amanhã. E é nisso que se baseia o MBA em Gestão Estratégica de Projetos.
Seu campo de atuação é imenso. Empresas privadas buscando sustentabilidade ou novas campanhas de marketing; a administração pública investindo em infraestrutura; saúde, educação e terceiro setor desenvolvendo ações sociais. Todos esses setores necessitam de um profissional capaz de desenvolver e gerenciar projetos de alta complexidade com estratégia, qualidade, inovação e eficiência.
Entre outras coisas, o curso tratará do planejamento estratégico, de metodologias para gestão de projetos, pessoas e riscos, técnicas para garantir compliance, entre outras – tudo para o estudante sair da pós-graduação sabendo elaborar, executar e gerenciar projetos de forma estratégica e inovadora.
Especialização: MBA em Gestão Estratégica de Projetos

 

● Estética Avançada

O mercado de procedimentos estéticos no Brasil está numa crescente há anos e não dá sinais de que irá parar tão cedo. Tanto que a pesquisa de 2017 da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) apontou uma alta de 390% em procedimentos não cirúrgicos, como botox, preenchimento, peeling e laser em cinco anos. Isso é ainda mais potencializado pelo aumento da população idosa e do aumento do interesse em temas relacionados ao bem-estar.
Nesse contexto, duas áreas novas de atuação ganham força: a de estética avançada na Biomedicina e na Farmácia. No caso da Biomedicina Estética, o objetivo do curso é formar profissionais que possam oferecer desde consultas estéticas até a realização de procedimentos injetáveis, laserterapia, eletroterapia, entre outros.
Já o ramo da Farmácia Estética é bem recente – nasceu com a resolução n°. 616, de 25 de novembro de 2015 do Conselho Federal de Farmácia. O novo campo apresenta diversas possibilidades e prepara profissionais para atuar na Saúde Estética, promovendo conhecimento de técnicas de caráter estético e recursos terapêuticos. Na prática, o curso de pós-graduação aborda temas como a estética facial, corporal, capilar, protocolos estéticos, cosmetologia, envelhecimento, legislação desta área, gestão, entre outros.
Especializações: Estética Avançada: Biomedicina e Estética Avançada: Farmácia

Curtiu? Quer conhecer outros programas de pós-graduação em áreas que têm tudo para crescer nos próximos anos? Então acompanhe nosso blog, curta nossas redes sociais e dê uma olhada no site da pós para confirir os cursos de especialização que você pode fazer!

Blog da Pós-Graduação