Três características essenciais para o profissional do futuro

3 min February 18, 2022
Educação Mercado

Com as constantes transformações do mercado de trabalho, que envolvem desde as inovações tecnológicas até mudanças na cultura das empresas, surge a concepção do profissional do futuro. Mas o que isso significa?

Bom, esse será aquele profissional que aceita e tem a capacidade de se adaptar às mudanças, além de ter proatividade necessária para entender e comunicar sobre elas. Dessa forma, as principais características necessárias para se dar bem no mercado atual são, sobretudo, humanas.

Assim como o profissional que não atualiza as habilidades técnicas necessárias pode ficar defasado, isso também acontece com o desenvolvimento de competências comportamentais.

Mas quais são essas características?

INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
BOA COMUNICAÇÃO
CAPACIDADE DE SE ADAPTAR

 

 

Inteligência emocional

 

O bom profissional do futuro é aquele que consegue receber e assimilar bem elogios, críticas e sugestões de melhoria e usa os feedbacks para se desenvolver e crescer profissionalmente.

Ter uma inteligência emocional desenvolvida significa que o profissional está aberto a progredir sempre, mas que também sabe contornar situações adversas sem perder o controle. Tudo isso por conhecer seus pontos fracos e fortes e saber usá-los a seu favor.

 


 

Boa comunicação

 

Ter uma boa capacidade de comunicação verbal e escrita é muito importante. Isso porque é ela que vai garantir um ambiente de trabalho eficiente e saudável. É sobre comunicar de maneira clara, mas também ouvir atentamente o próximo e suas demandas.

Será por meio de uma boa comunicação que o profissional irá conseguir dialogar com sua equipe, clientes, fornecedores e líderes, aumentando seu poder de negociação, deixando estratégias e prazos mais claros e permitindo discutir processos, abordagens e o que for necessário para a boa execução do trabalho.

 


 

Capacidade de se adaptar

 

Assim como a pandemia mostrou, muitas mudanças acontecem sem aviso prévio ou planejamento. E as empresas precisam responder a elas de forma rápida e, muitas vezes, com alterações em seus processos internos. Isso tudo exige boa adaptabilidade dos profissionais.

Mas tudo se torna mais fácil quando os colaboradores são pessoas flexíveis e conseguem se adaptar às transformações, percebendo-as não apenas como uma formalidade, mas também como uma oportunidade para aprender.

 


 

Como se preparar para ser um profissional do futuro?

 

Além de trabalhar os pontos elencados aqui, um bom profissional do futuro também deve buscar qualificação e conhecimento. Por que não, então, apostar em uma formação continuada?

Assim, além de se destacar em habilidades comportamentais, você será um profissional de excelência e atualizado.

Portanto, fique atento. A preparação profissional para o futuro poderá ser mais bem alcançada por meio de pós-graduações, especializações, MBAs, etc.

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